Em acordo firmado em reunião entre o Movimento Pedágio Livre, do Estado da Bahia e da Concessionária Bahia Norte (CBN), os moradores de Pojuca conseguiram a isenção do pagamento do pedágio da BA-093. O acordo será assinado na próxima quinta-feira (05) e contempla pessoas que residam no município com veículos emplacados na cidade e que estejam em dia com os impostos estaduais.

Antes, a Bahia Norte tinha proposto que os carros com placa de Pojuca pagassem apenas a tarifa na PP1 [Praça de Mata de São João] e assim ficariam isentos nas demais praças, localizadas em Simões Filho ou Camaçari, e no retorno à Pojuca, a cobrança seria feita de forma alternada. Numa outra proposta, os motoristas pagariam apenas um tarifa num prazo de 3 horas, no entanto os dois acordos foram recusados.

Segundo o Detran, o município possui 8.661 veículos, pelo menos a metade das placas já foi cadastrada pelo Movimento e a outra metade será registrada pela concessionária. Após finalizar os cadastros, os condutores terão a isenção.

A BA-093 abrange o trecho da rodovia que começa em Simões Filho e vai até Pojuca, mas passa também pelos municípios de Mata de São João, Dias D’Ávila e Camaçari.

Redação Bahia no Ar