Os resíduos produzidos diariamente por funcionários e usuários da Biblioteca Central dos Barris têm incomodado os moradores da rua Comendador Gomes da Costa, no bairro Barris, em Salvador.

De acordo com informações colhidas pelo portal BAHIA NO AR, o lixo está sendo depositado na entrada da garagem de uma moradora idosa, o que tem impossibilitado a proprietária do imóvel de utilizar a referida área. Até mesmo objetos como portas e vasos sanitários já foram colocados em frente a residência.

Outro agravante é a proliferação de baratas, diversos insetos e até mesmo ratos, que se alimentam dos restos descartados. Os bichos têm aparecido constantemente nas residências, expondo a comunidade a vários problemas de saúde.

Os moradores alegam que lidam com o problema há mais de três meses e que já procuraram os responsáveis pela Biblioteca. Porém, o diretor afirmou que o local para descarte foi indicado por um fiscal de limpeza. Inconformados, registraram queixas na Ouvidoria do Governo da Bahia, no início deste mês e foram comunicados de que a Limpub está tentando melhorar a coleta de lixo no bairro. “Eles não percebem que o problema maior está relacionado ao descarte na porta de uma cidadã, que está impossibilitada de usar o espaço da própria garagem. Isso é absurdo!”, disse uma moradora.

Ainda segundo o grupo, várias mensagens foram mandadas para endereços eletrônicos da Ouvidoria da Prefeitura de Salvador, Câmara Municipal, vereadores, órgãos públicos, incluindo a Limpurb, porém sem resposta.