Foto: Reprodução.

Aos 66 anos, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e ex-deputado Zézeu Ribeiro faleceu na tarde desta quarta-feira (25). Zézeu estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com um quadro de hemorragia digestiva. Na Câmara dos Deputados, nesta quarta, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio pela morte do conselheiro.

O governador Rui Costa (PT) havia visitado o ex-companheiro de partido. O corpo do ex-deputado será velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A assessoria da Casa, no entanto, não soube dizer o dia da cerimônia e nem o horário. A Bahia decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-petista.

Filiado ao PT desde 1982, presidiu o partido na Bahia (1995-1999) e integrou o Diretório Nacional (2001-2003), além de ter sido presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia. Em Salvador, exerceu o mandato de vereador em três legislaturas, alcançando amplo reconhecimento que o levou a se eleger deputado federal em 2002. Ribeiro foi também candidato do PT na Bahia ao governo do Estado. Assumiu, em 2011 o comando da pasta de Planejamento.