Um homem identificado como Orlando Oliveira dos Santos morreu nesta terça-feira (26), no Hospital do Subúrbio, onde estava internado após ser baleado ao tentar fugir de uma blitz da Polícia Militar (PM), no bairro de Castelo Branco, em Salvador, na noite da última sexta-feira (22).

A vítima estava em uma motocicleta e, segundo informações de familiares, voltava de uma padaria. Por não possuir habilitação ele tentou fugir da abordagem, mas foi atingido com tiros na cabeça. Orlando foi socorrido pelos PMs e foi encaminhado ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda na noite da sexta, moradores fizeram uma manifestação por causa da ação e incendiaram um ônibus. O comando da Polícia enviou uma nota explicando o acontecido: “Os policiais iniciaram uma perseguição, mas o condutor continuou em fuga, em seguida o suspeito caiu da moto e foi alcançado. Os policiais ordenaram que o suspeito parasse, mas o mesmo sacou uma espingarda calibre 20, os policiais então atiraram, o suspeito foi atingido, em seguida socorrido ate o posto de saúde de São Marcos”.

Ainda segundo a polícia, foi encontrada com o homem uma arma de fogo, 32 papelotes de maconha, papelotes de crack e cocaína. Um inquérito foi aberto na corregedoria setorial para apuração dos fatos. A versão apresentada pela PM é negada pela família.

Por Emile Lira