O motociclista que filmou o momento em que dois homens tentaram levar sua moto no sábado (12), na Zona Leste de São Paulo, afirmou na noite desta segunda-feira (14) que desistiu de vender sua Honda Hornet, como chegou a cogitar anteriormente. "Ainda estou pagando a moto, eu gosto dela. Foi um sonho realizado. Então, resolvi não passá-la para frente", disse.

A tentativa de assalto foi gravada por uma câmera instalada no capacete do motociclista. O vídeo mostra a abordagem e o momento em que um dos criminosos foi baleado por um policial militar que passava pela avenida. O suspeito ferido segue internado e a polícia busca o comparsa, que fugiu.

O motociclista, que é segurança, prefere não ser identificado. Ele garante que a desistência na venda na moto não tem a ver com "apego a bens materiais". "É que eu tenho paixão por motos, pela sensação de liberdade que ela proporciona. Por isso, quero continuar com ela", disse.

Segundo ele, os pais não estão pressionando pela venda do veículo. "Eles não interferem. Eles sabem o que eu gosto." A partir de agora, no entanto, o segurança vai ter mais cuidado ao circular com a moto por ruas e avenidas. "Tem um pouco mais de preocupação. Vou evitar de ficar parado em semáforo. Se perceber alguma movimentação diferente, não vou ter dúvida em passar no vermelho. É melhor levar uma multa do que perder a moto ou ainda algo pior", disse.

Tentativa de roubo

O motociclista foi abordado por volta das 14h por dois jovens que estavam em outra moto na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral, na Zona Leste. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um dos criminosos era Leonardo Escarante, de 18 anos, que estava na garupa e apontou o revólver 38. “Dá o alarme, dá o alarme”, pediu o criminoso na abordagem. Sem reagir, a vítima desceu do veículo e entregou o aparelho.

Quando Escarante subiu na moto, o policial que voltava para casa desceu de seu veículo particular que estava parado no cruzamento.

Dois tiros foram disparados, sendo que um deles atingiu o abdômen do criminoso. Ele foi levado ao pronto-socorro do Tatuapé, onde passou por uma cirurgia e a bala foi retirada. Seu quadro é estável, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

"Dei muita sorte de ter um policial ali naquela hora e bem posicionado", afirmou, anteriormente, o motociclista ao G1. O segurança afirma que leva uma câmera em seu capacete para divulgar sua rotina e os passeios que faz pela internet. Ele disse ainda acreditar que os jovens queriam sua moto não para vender, mas sim para "ficar ostentando".

Ação policial

Segundo a Polícia Militar, o policial de 45 anos havia atuado na Operação Delegada, bico oficial que a categoria presta para a prefeitura de São Paulo para fiscalizar atividades como o comércio ambulante. Segundo a PM, uma análise preliminar do vídeo mostra que a ação foi “legítima e correta”. O criminoso aparece com um dos braços estendidos ao policial e estaria segurando o revólver.

“O policial, cumprindo seu dever, saiu de seu carro para ajudar a vítima. Ao intervir na ocorrência, percebeu o criminoso apontando a arma em sua direção e efetuou dois disparos com sua pistola ponto 40, atingindo-o no abdome e em uma das pernas”, informou a PM por meio de nota. “O oficial demonstrou preparo e compromisso com a causa pública”, complementou a polícia.

O comparsa de Leonardo conseguiu fugir. O caso foi registrado no 10º Distro Policial, na Penha, como tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial.

A moto da vítima foi apreendida e devolvida ao dono. O revólver do suspeito, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. Também foram apreendidos R$ 177 que o criminoso levava. A Polícia Civil solicitou exames residuográficos ao PM e a Leonardo.

Motociclista

Após publicar o vídeo de mais de 8 minutos de duração, a vítima diz que retirou o arquivo do Youtube por temer represálias. Mas o vídeo já havia sido replicado por outros usuários. Em um segundo vídeo publicado sobre o fato, o motoqueiro aparecendo novamente pilotando sua Hornet Branca e falando sobre o “susto” que tomou com a tentativa de assalto.

“Sofri uma tentativa de assalto agora à tarde. Graças a Deus tinha um policial militar próximo e conseguiu atingir o mala com dois tiros”, disse a vítima. “Meteu o cano na minha cara”, disse em relação ao bandido. “Deus está comigo guerreiro”, afirmou ele.

*G1.