Elaine dos Santos Oliveira, 27 anos, concorrente a soldado da PM, passou mal durante um teste da Polícia Militar, a causa foi uma inflamação no intestino. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Hospital Santo Antônio, no Largo de Roma, onde Elaine segue internada desde do dia 23 de outubro quando foi transferida da Unidade de Pronto-Atendimento de San Martin.

Ainda segundo o hospital, ela já apresentava a inflamação antes do teste da PM, e o esforço físico realizado no dia agravou sua condição. O incidente ocorreu no dia 21, quando Elaine passou mal durante um Teste de Aptidão Física (TAF) da Polícia Militar.

Elaine já apresenta melhora clínica, e pode ter alta médica nos proximos dias.

Nesse mesmo teste, um outro aspirante passou mal e faleceu horas depois de ser submetido a mesma avaliação. Egberto Oliveira de Jesus passou mal durante um teste físico na Vila Policial Militar do Bonfim.

De acordo com a PM, o candidato chegou a desmaiar por volta de meio dia quando fazia o TAF. Egberto recebeu atendimento da equipe médica do Departamento de Saúde da PM, que acompanhava os testes. Uma UTI móvel que estava de prontidão o conduziu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma, onde o candidato deu entrada já com os sinais vitais recuperados. Porém, por volta das 17h, o candidato faleceu.A causa da morte não foi divulgada.

Caso como esse já foi visto na Bahia, onde candidatos morrem ao realizar os teste da Polícia Militar.

Em 2010, o candidato a soldado Leandro de Oliveira Queiroz, 26 anos, morreu ao realizar o TAF. Ele teve uma parada cardíaca durante a prova da corrida de 2.400 metros. Ele chegou a ser atendido por uma equipe médica da PM que acompanhava a prova e foi socorrido depois pelo Salvar até o Hospital Geral da Polícia Militar, mas não resistiu.

Em 2012, Adailton Lopes Pessoa morreu depois de passar mal ao tentar repetir o teste físico.

Segundo o médico da PM, major Marcos Nolasco, Adailton passou mal depois de correr 800 metros e uma segunda vez no chuveiro, depois da prova. Ele foi socorrido pela equipe médica que acompanhava a realização das provas e levado para o Hospital São Jorge. Um dia depois após piorar não resistiu e veio a óbito .

Esse ano, três PMs morreram depois de passar mal durante um exame físico do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes). O soldado Luciano Fiuza, 29 anos, do 12º Batalhão, o soldado Manoel dos Reis Freitas Junior, da 4ª CIPM, e o tenente Joserrise Mesquita de Barros, 30 anos, lotado na Cipe-Cerrado, morreram depois de passar mal na prova.

Por Juliana Ribeiro