O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Com o objetivo de alertar a população para a prevenção e detecção precoce da doença, que é o tipo de câncer que mais causa morte em mulheres, ontem, na Praça Thomé de Souza (Municipal), foi comemorada a chegada do Outubro Rosa. Trata-se de um movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na prevenção e tratamento da doença.

Durante todo este mês, as mulheres com idades de 40 a 69 anos farão exames gratuitos de mamografias no caminhão devidamente equipado e, se for detectada suspeita da doença, a pessoa será encaminhada para unidades de oncologias, onde fará exames mais específicos, via Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o secretario Estadual de Saúde, Jorge Solla, a Bahia tem um dos melhores sistemas de rastreamentos do câncer de mana do Brasil e o principal objetivo é prevenir a doença, detectando no começo para que a mulher tenha mais chances de sobrevida. “É muito importante que as mulheres façam o exame.

O Outubro Rosa é uma iniciativa que vem dando certo e, cada vez mais, conseguimos aumentar o número de mulheres atendidas em todo Estado. Pedimos que elas antecipem os exames e não deixem para fazer quando estiverem sentindo algo”, salientou.

Solla ainda ressaltou que o caminhão é equipado com dois aparelhos de mamografias e vai circular por vários bairros de Salvador e também em cidades do interior da Bahia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por 22% de novos casos da doença a cada ano no Brasil. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom, com 90% de chances de cura. No País, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas por causa do diagnóstico tardio. Só em 2012, foram diagnosticados 52.680 novos casos com 12 mil mortes.

A ação é promovida pelo Governo do Estado, através das secretarias da Saúde do Estado, de Política para as Mulheres, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Policia Militar, Pacto pela Vida e Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com o Ministério Público Estadual, Grupo Delfin Imagem e Philips.

Este ano, a madrinha da campanha é a cantora Ana Mametto, que também ressaltou a importância do cuidado da mulher com os exames para evitar o câncer. Participaram também do evento, a vice-prefeita Célia Sacramento, a secretária de Política para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, e representantes das entidades parceiras, como Vitor Rocha, presidente da Philips, Delfin Gonzales e Rogério Queirós, representantes do Ministério Público Estadual.

Câncer de mama

O câncer de mama ocorre quando as células da mama se dividem desordenadamente, produzindo uma massa palpável na região, que pode causar caroços, vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas e nódulos na axila. Inicialmente, a doença não causa dor. Mas, à medida que o tumor cresce, pode incomodar. Existem dois tipos de tumores: o maligno e o benigno.

Os benignos não cancerígenos são formados por células tumorais que não se propagam. Os malignos são formados por células cancerígenas que se propagam através da corrente sanguínea ou do sistema linfático. Os sintomas são aparecimento de nódulos (caroços) próximos à mama ou na região da axila; Alteração no tamanho ou no formato da mama; Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade na região ou inversão do mamilo para dentro da mama; Enrugamento ou endurecimento da mama; Calor, inchaço, rubor, escamação ou dor na mama.

A prevenção ainda é o melhor remédio

Os cuidados com a saúde e fazer exames regularmente ainda são o melhor meio para evitar o câncer de mama. Cuidar para não chegar à obesidade, praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos, limitar o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas, não fumar e procurar um médico regularmente para submeter-se ao exame das mamas são indispensáveis no prognósticos.

O caminhão do Outubro Rosa realiza, hoje, exames no Conjunto Penal Feminino, às 13 horas, e na Uneb, no Cabula, também no período da tarde. Dia 4 e 5 vai para a Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, durante todo o dia. Nos dias 7 e 12, os exames serão no Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, no Largo da Lapinha, na Liberdade. Nos dias 14 e 19 vai para o Sindicato das Domésticas e Igreja de Cristo em Salvador. Já no dia 21 e 26, a programação é o Coletivo de Mulheres do Calafate. Dia 21 e 31 vai para a U.P.A no Subúrbio Ferroviário, no bairro de Escada, dia 26 no Parque da Cidade, no Itaigara. Já nos dias 28 e 29 os exames serão no Núcleo de Assistência para Pessoas com Câncer (Naspec) e 30 e 31 no bairro de Itapuã, no Viva Maria.

Desde o dia 1º deste mês que diversos pontos turísticos de Salvador e interior do Estado estão iluminados de rosa para chamar atenção para a importância de prevenção. Os locais são: o Elevador Lacerda; Fundação José Silveira, o Hospital Santo Amaro, a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu (em Jequié), o Hospital Cristo Redentor (em Itapetinga), e o Hospital Santa Tereza (em Ribeira do Pombal).

*Tribuna da Bahia.