Sabe aquele papo que o desconto é incrível, hoje termina a promoção e a mercadoria é a última da loja? E o parcelamento a perder de vista sem juros nenhum? Será que isso é verdade? Consumidor esperto tem que ficar ligado para não cair nas pegadinhas que o comércio e os bancos preparam para os clientes mais distraídos. E como essa terça-feira é o Dia da Mentira, confira as dez frases mais ditas e que exigem atenção.

Uma das mentiras mais comuns que se vê por aí é a do parcelamento em muitas vezes sem juros. De acordo com o professor de Finanças Pessoais do Ibmec, Nelson de Sousa, isso não existe:

— É igual a Papai Noel, só acredita quem quer. O preço real (do produto) é aquele oferecido com desconto para pagamentos à vista. A diferença (entre o preço à vista e o preço parcelado) são os juros que supostamente não existiriam.

Sousa faz um outro e importante alerta para quem fica tentado a apertar “sim” nas telas dos caixas eletrônicos:

— Nunca aceite aqueles empréstimos pré-aprovados que aparecem no caixa eletrônico. As taxas cobradas, normalmente, são bem mais altas do que as médias. Se precisar de um empréstimo, vá à agência e negocie, de preferência um consignado, que tem juros menores.