Até o final de agosto deve ser lançada a licitação para a reforma da Estação da Lapa, em Salvador. O edital inclui a construção de um shopping Center no local. “Teremos uma grande estação, totalmente climatizada, com wi-fi, novo design e escadas rolantes. Vai ficar ao lado das maiores estações do Brasil e do mundo”, contou o secretário municipal de Urbanismo e Transportes, Fábio Motta.

A empresa vencedora da licitação terá a concessão da estação por 25 anos e deve investir no mínimo R$ 13 milhões. “O município não tem esse dinheiro, por isso, estamos fazendo a outorga onerosa (concessão em troca de pagamento). Mas, antes de construir o shopping, eles vão ter que investir na estação”.

O shopping pode ser construído na própria estação ou em algum terreno que faz parte da área do terminal. Tudo será definido por um projeto que ainda será elaborado pela vencedora da licitação.

Depois da assinatura do contrato, que deve ser feito até o final do ano, há um prazo de 12 meses para concluir as obras de requalificação. O terminal será adaptado para ônibus, metrô e BRT (Bus Rapid Transit).

O projeto do BRT incluiu a construção de três viadutos em diferentes pontos da cidade. “O BRT sairá da Estação da Lapa em via expressa. Hoje, ir de ônibus da Lapa ao Iguatemi demora duas horas. Com o BRT, vai durar 15 minutos”. As obras devem durar 30 meses.

Redação Bahia no Ar