A homofobia de Enrico (Joaquim Lopes) vai chegar a um grau tão extremado que o deixará em estado de choque nos próximos capítulos de "Império". Após espancar um travesti mandado por Téo Pereira (Paulo Betti) para sair do bolo em sua despedida de solteiro, o chef deixa de comparecer ao próprio casamento por vergonha do pai e Maria Clara (Andreia Horta) desiste de se casar com ele, que sai transtornado pela rua e acaba se jogando no mar.

O baque dos acontecimentos terríveis que se desenrolam desde a revelação do caso de Cláudio (José Mayer) até sua trágica festa na véspera do casamento fazem com que Enrico entre numa espécie de colapso emocional, se sentindo incapaz de vencer o próprio preconceito. O desespero o deixa muito perto de cometer suicídio.

Depois que Maria Clara rompe com o noivo, indignada por ter sido abandonada no altar, o filho de Beatriz (Suzy Rego), o chef surta e sai andando pela rua sem destino até chegar ao Arpoador, na zona sul do Rio de Janeiro, onde finalmente extravasa toda dor e angústica que estava guardando dentro de si até então.

De acordo com o blog oficial de Aguinaldo Silva, essa será uma das cenas mais fortes da trama até o momento. Segundo o diretor Rogério Gomes "é uma sequência 'fulcral', por mostrar o desespero de um homem a quem o preconceito torna incapaz de compreender – e perdoar, e amar – o outro (…)".