O Câncer de Próstata foi o tema da palestra realizada na manhã de hoje (26/11) para vendedores ambulantes e baianos de acarajé, como parte da campanha Novembro Azul. Além de aprender sobre a prevenção do câncer que é o 2° que mais mata homens no mundo, os participantes também receberam atendimento. O evento aconteceu no auditório 4 da Cidade do Saber.

A iniciativa foi promovida pela Seops (Secretaria de Ordem Pública e Sustentabilidade), através do Núcleo de Assistência Social por conta da situação de vulnerabilidade social que se encontra o público. Em parceria com a Sesau (Secretaria da Saúde), o palestrante foi o médico Artur Sampaio, clínico geral e coordenador médico da Secretaria.

Com uma palestra educativa, linguagem acessível que tem como finalidade sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce, o ministrante falou sobre os mitos e complexos na aceitação masculina ao tema, como a resistência ao exame de toque. Entre os assuntos tratados estavam informações básicas, por exemplo, como funciona o aparelho reprodutor masculino e a importância da próstata.

Incentivado pela esposa, o vendedor Ailton Marques dos Santos, de 46 anos, que trabalha no Centro Comercial participou da palestra. “Aprendi a me cuidar melhor”. Ele afirmou ainda que vai fazer os exames, já que tem mais de 40 anos e precisa se cuidar.

Todos participantes garantiram o acesso ao especialista, o urologista, no Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) onde serão realizados os exames necessários ao diagnóstico e acompanhamento, como o PSA, toque retal, ultrassonografia de próstata e biópsia, os dois últimos, se necessário.

A campanha Novembro Azul

O novembro azul acontece desde 2003 como campanha mundial. Foi pensado porque no dia 17 do mês é comemorado o dia Mundial de Combate ao Câncer de próstata. Este é o segundo ano que Camaçari adere a campanha.

O câncer de próstata é o tumor sólido mais comum entre os homens. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2014 tiveram 68 mil casos novos e 13 mil óbitos. A cada 6 homens, 1 terá câncer de próstata. A incidência aumenta com a idade, a partir dos 40 anos. Quando diagnosticado no início tem 90% de chance de cura, por isso a importância da prevenção.

A campanha começou em Camaçari no dia 5 de novembro com um evento no Ceonc para cerca de 300 homens, que foram encaminhados para consulta com urologista e exame de PSA. As atividades se estendem durante todo o mês.

O atendimento inicial é realizado por clínico geral nas unidades de saúde do Município. Todas as USFs (Unidade de Saúde da Família) e UBSs (Unidade Básica de Saúde) estão preparadas para receber essas pessoas. A depender da necessidade, o paciente é encaminhado para o Ceonc que tem equipe multidisciplinar para dar suporte e realizar exames.