Nesta quinta-feira, 1°, além da posse do governador Rui Costa (PT) e do vice, João Leão (PP), também foram empossados os 24 secretários de governo e o novo procurador geral do estado, Paulo Moreno.

Apesar da promessa do novo governador de anunciar os nomes do novo comandante geral da Polícia Militar e do delegado geral da Polícia Civil até o último dia 31, as corporações começaram os trabalhos ontem ainda sem substitutos para o coronel Alfredo Castro e para o delegado Hélio Jorge Paixão.

Rui, afirmou no entanto, que o segundo escalão pode começar a sair hoje. “Amanhã (hoje) eu já começo a fazer o anúncio do outro segundo escalão, inclusive o comando da PM e da Polícia Civil”. Apesar disso, o secretário Maurício Barbosa, mantido no posto, disse que ainda sentará com o governador na próxima semana para discutir nomes sugeridos antes de fazer os anúncios. “Foram apresentadas sugestões e ele está fazendo questão de conversar com as pessoas para saber qual delas se adequa melhor”, declarou.

Barbosa disse ainda que serão feitas mudanças na pasta. “Temos que avançar na questão da contratação de policiais, na valorização e capacitação dos atuais”, disse. Durante a posse dos novos secretários, Rui voltou a comentar que o trabalho dos secretários ocorrerá de forma coordenada e reiterou que não irá aceitar a formação de ‘ilhas’ no secretariado. Após assumir o cargo, o governador seguiu para Brasília, onde acompanhou a posse da presidente Dilma Rousseff (PT).