Foto: Reprodução.

Com discurso bastante parecido com o do governador da Bahia Rui Costa (PT), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), comemorou, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (18) no camarote da prefeitura, os números finais da folia de 2015, qual classificou como “o carnaval mais democrático do planeta”, e disse acreditar que a folia deste ano foi a maior dos últimos tempos. "No final do ano passado, falava-se em uma crise do Carnaval, mas nós mostramos que ele é maior e mais forte do que a palavra dos invejosos", comemorou.

Segundo ele, a população abraçou o novo formato da folia, com mais atrações voltadas para o folião pipoca, dando ênfase para a participação do cantor Igor Kannário na festa. "O Carnaval deste ano foi o maior graças ao povo de Salvador, que celebrou o Carnaval sem cordas. Salvador baixou as cordas, e eu venho lutando por isso. Desde 2013, incentivamos isso, e o principal motivo é que fazemos o verdadeiro Carnaval na rua. É fundamental que a gente possa garantir o espaço do folião. Ter mais espaço garante mais tranquilidade e atrai pessoas que não tinham espaço para o Carnaval de rua. A maior marca desse carnaval sem cordas foi a passagem de Igor Kannário. Nós nunca registramos tanta gente no Campo Grande", disse o prefeito.

Neto revelou que, para 2016, o objetivo da prefeitura é aumentar o número de atrações para a pipoca. "Uma coisa que será uma obsessão contínua é garantir atrações sem corda para o Carnaval. Este ano, conseguimos que metade dos artistas desfilasse sem cordas, e para o ano que vem, queremos ampliar esse percentual. Vamos buscar novas maneiras de financiamento para que mais artistas possam desfilar sem cordas. Este é o Carnaval mais democrático do planeta", afirmou.