Foto: Reprodução.

Oito mandados de prisão foram cumpridos em uma operação de combate ao esquema de adulteração de combustíveis em três cidades do interior da Bahia, na manhã desta sexta-feira (17). Os alvos da investigação estão nos municípios de Feira de Santana, Amélia Rodrigues e Conceição de Jacuípe. Além dos oito suspeitos, a Operação Mutação também irá cumprir nove mandados de busca e apreensão. Policiais civis e militares também são acusados de envolvimento no caso. Durante a investigação, ligações entre os envolvidos foram interceptadas. Nelas, os policiais aceitariam fornecer proteção ao esquema criminoso em troca de propina.

Os oito detidos são acusados de adulterar o teor de combustíveis em larga escala, na cidade de Amélia Rodrigues, segundo informações do Correio. Durante a investigação, que durou três anos, a polícia identificou que parte da carga de 200 caminhões-tanque que transitavam pelo município era desviada para pontos conhecidos como bodes.

Na cidade, homens conhecidos como bodeiros rompiam o lacre dos caminhões, roubaram a carga e depois adicionavam solventes. O combustível adulterado fosse vendido em postos revendedores na região de Feira de Santana. O esquema também emitia notas fiscais falsas para legalizar a comercialização do produto adulterado, o que também configura o crime de sonegação fiscal.

A operação envolve um contingente de oito promotores de Justiça do MP, mais de 150 policiais, 44 viaturas, um helicóptero da PRF, um caminhão-guincho e um caminhão-tanque.