Bandidos grampeados

Uma operação, denominada Crepúsculo e deflagrada neste fim de semana pela Delegacia Territorial de Itapetinga, para o cumprimento de mandados de prisão, em vários locais da cidade, resultou na apreensão de armas, drogas e na prisão de seis homens, entre traficantes, homicidas e um assaltante foragido do sistema prisional.

As prisões foram efetuadas nos bairros Clodoaldo Costa, Nova Itapetinga e Riachão e o primeiro a ser capturado foi Élder Samuel Assis de Souza, o “Kuringa”, 22 anos, com prisão preventiva decretada pelo homicídio de Leonardo Santos Andrade, o “Léo”, 23, morto a tiros, em setembro de 2012, no bairro Camacã. Logo em seguida, Ramón Rômulo Jesus Almeida, 28, também envolvido na morte de Léo, com mandado de prisão em aberto.

Dando sequência à ação, os policiais recapturaram Mark Souza Macedo, 21, foragido do Presídio de Jequié, onde cumpria pena de cinco anos e quatro meses por assalto. Beneficiado com um indulto no final do ano passado, não mais retornou à prisão.

De acordo com o titular da DT/Itapetinga, delegado Roberto Júnior, um ponto de tráfico de drogas também foi estourado, no bairro Vila Riachão, durante a ação. Gilvan Ribeiro da Silva, o “Guga”, 21, estava no local com 23 pinos de crack e 10 gramas de cocaína, além de uma espingarda calibre 36 e munições para calibre 12 e 16.

As investigações apontaram que Guga, que vai responder por tráfico de drogas, vendia para o traficante Ivan Gonçalves Cavalcante, o “Nego Ivan”, custodiado no Presídio de Jequié. Outro comparsa de Guga, identificado como Joab Pereira da Silva, 23, também foi flagrado com uma arma de fogo e autuado em flagrante por posse ilegal.

No bairro Nova Itapetinga, Marcos Souza Santos, 20, estava de posse de uma pedra grande de crack e admitiu que iria fracioná-la em pequenas para revendê-las posteriormente. O traficante, também autuado em flagrante, estava ainda com R$ 130, proveniente da venda de drogas. A operação contou com o apoio de equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Itapetinga), sob o comando do delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira.

Mototaxista

O mototaxista Valdery Souza Santana, o “Kissuco”, 20 anos, e o traficante Jadílson Francisco Santos Souza, o “Nem”, 28, foram presos, no domingo (21), durante ação conjunta das polícias Civil e Militar, na cidade de Iaçu, distante 276 quilômetros de Salvador. A dupla foi flagrada com 100 gramas de cocaína acondicionadas num saco plástico, quando se dirigiam, na motocicleta de Kissuco, para atender a um cliente.

Segundo o titular da Delegacia Territorial de Iaçu, delegado Renato Fernandes Ribeiro, Kissuco e Nem integram uma quadrilha investigada há aproximadamente oito meses, revelando ainda que o mototaxista era responsável pela entrega das drogas. Eles foram autuados em flagrante por tráfico e se encontram à disposição da Justiça na carceragem daquela unidade policial. A droga apreendida foi encaminhada para exames periciais.

Repartindo

Quando fracionava 12 gramas de cocaína para revenda, Nilvan Ferreira Almeida, 24 anos, foi preso, na última quinta-feira (18), por investigadores do Núcleo de Tóxico e Entorpecente (NTE) de Vitória da Conquista. O flagrante aconteceu na casa do traficante, situada no bairro Brasil, onde também havia sacos plásticos para acondicionar a droga, dentre outros materiais.

A polícia chegou até Nilvan através de denúncias anônimas encaminhadas ao Centro Integrado de Comunicação (Cicom), informando que ele estaria vendendo drogas na própria residência. Conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), foi autuado em flagrante pelo delegado plantonista João Carlos Moreira. Todo o material apreendido já está no Departamento de Polícia Técnica (DPT), para perícia.

Fonte: SSP