Uma quadrilha de assaltantes foi presa na zona rural do Conde, a 187 quilômetros de Salvador, quando se preparava para explodir um terminal de autoatendimento (TAA) na terça-feira (11). Investigado depois que alguns caixas foram explodidos na região de Alagoinhas, Mata de São João, Esplanada e Inhambupe, o grupo reúne criminosos de São Paulo e Bahia.

No total, foram presos 11 suspeitos de envolvimento com roubos de bancos. O último paulista foi preso, na madrugada desta quarta (13), em um ônibus interestadual, transportando quatro pistolas, sendo duas da PM paulista, um revólver calibre 38, três bisnagas de emulsão explosiva e um colete balístico da Polícia Civil de São Paulo.

As prisões e apreensões foram feitas em operações conjuntas das Polícias Civil e Militar da Bahia. Mais detalhes sobre as prisões serão divulgadas na tarde de hoje, no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Assalto em Macaúbas

Na madrugada de quarta-feira, um grupo com cerca de 15 homens armados causou pânico a moradores de Macaúbas, na Chapada Diamantina, e deixou a única agência do Banco do Brasil destruída. Os criminosos usaram explosivos para arrombar o cofre do banco e deixou a cidade às escuras — por causa do impacto da explosão, dois transformadores da Coelba foram danificados.

Segundo a Polícia Civil, o bando chegou à cidade por volta de 1h30 em três carros — sendo um deles uma caminhonete Ranger. O assalto durou cerca de 20 minutos e apesar de o batalhão da Polícia Militar ficar a poucos quarteirões do banco, a ação dos bandidos não foi impedida. O grupo entrou na cidade atirando e se dividiu: parte foi para o banco e outra seguiu para o batalhão da PM, onde atirou em uma viatura.

Segundo a assessoria do Banco do Brasil, a estrutura do prédio ficou comprometida e a agência ficará fechada por tempo indeterminado. Depois da explosão e da queda de luz, o grupo atirou, na saída da cidade, em direção à delegacia. A energia só foi restabelecida cerca de 3h30 depois, às 4h52, exceto para cerca de 156 imóveis próximos do banco que aguardaram até as 10h.

Segundo a polícia, depois de roubarem o dinheiro, o bando fugiu atirando. Alguns dos projéteis atingiram fachadas de lojas do centro da cidade e diversas marcas eram visíveis na delegacia e no batalhão da PM. Com informações do Correio.