Foto: Tv Globo.

Recuperado de um câncer na amígdala, Osmar Prado celebra sua volta à TV na pele de Deodoro Cavalcanti, o todo-poderoso exportador de frutas de Sertão em “Amores roubados”. No ar, o ator aparece ainda abatido, já que as gravações começaram em agosto, em Petrolina (PE), logo após a cirurgia para a retirada do órgão. Por causa da doença, ele foi dos 62kg para os 53kg. Mas ele já comemora:

— Agora já estou com 57kg. E apto para voltar a correr oito quilômetros por dia e andar de moto.

De volta ao Rio, enquanto continuava o trabalho, Osmar, de 66 anos, conciliava as idas ao Projac com as sessões de radioterapia (foram 30 ao todo) e quimioterapia (foram necessárias três).

— Foram dois meses de tratamento — lembra ele, afirmando que o surgimento do câncer era algo “meio esperado”, já que seu pai, também por volta dos 60 anos, teve um tumor na mesma região: — Minha preocupação era ficar com sequelas graves, como ele ficou.

Hoje, Osmar já consegue sentir o sabor dos alimentos. E a barba voltou a crescer normalmente.

— O câncer limitou parcialmente a movimentação da musculatura do omoplata (osso da articulação do ombro). Mas estou fazendo pilates para recuperá-la — conta o ator, que também ficou com a salivação comprometida: — A boca ficou um pouco mais seca. Se eu fizer um musical, por exemplo, terei que hidratar com mais frequência.

O retorno à teledramaturgia é visto como uma vitória. Na minissérie, que acaba sexta-feira, Cavalcanti está prestes a descobrir a traição de Celeste (Dira Paes) com Leandro (Cauã Reymond). Mas, diferentemente do que muitos imaginam, mesmo triste o empresário irá perdoá-la.

— Se eu soubesse que a minha mulher tem um amante, me afastaria — afirma Osmar, que, apesar de condenar a atitude de seu personagem, explica as razões para ele ficar com a fogosa mulher: — Cavalcanti é muito machista, mas ama a mulher e é correspondido. Tanto que, até quando ela está com o amante, elogia o marido. O amor entre eles fará a diferença quando a traição vier à tona. Vai ser o diferencial para lidar com a questão.

*Informações Extra