Um homem, do município de Maragogipe, etsá no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, diagnosticado com meningite pneimocócia. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), ele deve ser transferido para o Hospital Couto Maia.

A doença se inclui entre as formas bacterianas mais perigosa da meningocócia, sendo a mais letal. Os sintomas se apresentam com mal-estar, vômito, febre alta, dor de cabeça e no percoço. Nas criaças, a 'moleira' fica aumentada. Já as meningites virais tem os sintomas similaares aos da gripe.

Apesar do caso registrado, segundo a Sesab, houve uma diminuição no número de pessoas contaminadas por meningite na Bahia. No último balando divulgado, em 22 de março, foram registrados 100 casos de todas as formas da doença, com quatro mortes. Em 2013, no mesmo período tiveram 257 casos, com 25 óbitos.

A meningite se caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Pacientes com a suspeita devem ser encaminhados o mais rápido possível para uma unidade de saúde.

Redação Bahia no Ar