Terminou em briga nesta quarta-feira a limpeza natalina da igreja da Natividade, em Belém, na Cisjordânia, por causa de uma disputa entre seitas religiosas pelo controle do templo que marca o local simbólico do nascimento de Jesus.

Cerca de cem padres e monges das igrejas Ortodoxa Grega e Apostólica Armênia trocaram socos e vassouradas dentro do templo. Policiais palestinos, curvando-se para atravessar a diminuta "porta da humildade", intervieram com cassetetes para restaurar a ordem.

"É um problema trivial, ocorre todo ano", disse o tenente-coronel da polícia Khaled al Tamimi. "Tudo está bem e as coisas voltaram ao normal. Ninguém foi detido, porque todos os envolvidos eram homens de Deus."

A igreja de Belém data do século 6º e é a mais antiga da Terra Santa. Sua administração é dividida entre clérigos católicos romanos, ortodoxos gregos e armênios.

Qualquer suposta violação dos limites de jurisdição dentro da igreja pode desencadear uma briga, especialmente durante a limpeza anual para as celebrações do Natal ortodoxo, que será comemorado na próxima semana.