Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 73,7% dos policiais brasileiros são favoráveis a desvinculação das corporações ao Exército.

Foram ouvidos 21.101 policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais de todo os estados, de 30 de junho a 18 de julho.

Entre os PMs, 76,1% se dizem a favor da desmilitarização e 93,6% afirmam que é necessário modernizar os regimentos e códigos disciplinares. O direito à sindicalização e de greve é aprovada por 86,7%.

Segundo 87,3%, o foco de trabalho da PM deveria ser reorientado para proteção dos direitos da cidadania. E 80,9% avaliam que as polícias deveriam ser organizadas em carreira única com ingresso por meio de concurso público.

Ainda de acordo dom a pesquisa, 65,9% afirmaram terem sofrido discriminação por serem policiais e 59,6% disseram já terem sido humilhados ou desrespeitados por superiores.

Entre os entrevistados, 83,7% acreditam que a morte de um suspeito por um policial deve ser investigada. Já os baixos salários, 99% reprovaram. Falta de contingente policial insuficiente e de verbas para equipamentos foi apontada por 98,2%.

Redação Bahia no Ar