Peu kipão confirma saída da Acosif

O jovem empresário Pedro Henrique Santana de Santana, conhecido como Peu Kipão, que assumiu a Associação Comercial de Simões Filho – ACOSIF há pouco mais de seis meses, confirmou ao portal Bahia No Ar que renunciou o cargo nesta sexta-feira (17). Ele negou, entretanto, que sua decisão tenha sido motivada por pressão política do grupo de oposição.

“A decisão de me desligar da associação foi por conflitos de ideologias, eu tinha uma linha de gestão a qual não condizia com algumas pessoas do grupo e eu achei por bem deixar o cargo à disposição”, contou.

Peu Kipão confirmou que sua aproximação com o governo gerou conflitos, e enalteceu o trabalho do secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar Alban, à frente da secretaria. “Entendo que os poderes, mesmo sendo paralelos, precisam caminhar em parceria. Acredito que ações em prol do comércio, independente de onde venham, devem ser apoiadas para caminharmos de mãos dadas. Encontrei em Paulo uma pessoa com esse intuito, de fazer com que o comércio se desenvolva. Esse contato desagradou uma ala da associação, isso estava gerando um desconforto em parte do grupo, e então preferi deixar o cargo. Eles acham que isso não é bom porque cria uma conotação política”.

Na oportunidade, o jovem negou veementemente que isso tenha partido de Nilton Novaes e pessoas ligadas a Dinha, grupo de oposição que caminhou nas eleições de 2012 quando foi candidato a vereador. “Isso não procede, é uma informação equivocada. Não houve pressão por parte de Nilton Novaes e pessoas ligadas a Dinha. São pessoas que me apoiaram e confiam no meu trabalho. A decisão de deixar o cargo foi meramente ideológica. Eu penso de uma forma e para evitar um desgaste dentro da associação, preferi deixar o cargo”, finalizou.

Lado Político

Apesar de negar que recebeu pressão de pessoas ligadas ao grupo de oposição, Peu Kipão declarou que hoje seu posicionamento político é de independência. “Hoje o meu posicionamento político é de independência, de neutralidade. Não tenho mais pretensões políticas. Esse foi um posicionamento meu desde quando recebi o convite, não usaria a associação como trampolim político”.

Secretário lamenta saída de Peu Kipão

Procurado pela nossa redação, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar Alban, lamentou a saída de Peu Kipão da Acosif. “O comercio só perde com a saída de Peu, um jovem que estava exercendo um trabalho brilhante para o crescimento do setor”, disse.

Entenda o caso

Informações chegadas ao Portal Bahia No Ar davam conta de que Peu Kipão, junto com todo secretariado, teria deixado o cargo por pressão política.

Peu, que foi candidato a vereador nas eleições de 2012 num grupo oposicionista ligado a Dinha, estava mantendo um bom relacionamento com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar Alban, fato que teria desagradado alguns empresários.

O fundador da associação comercial, Nilton Novaes, e outros empresários ligados a Dinha, teriam ordenado que Peu não tivesse nenhum vínculo com o executivo, caso contrário teria que renunciar o cargo.