De acordo a Polícia Federal , há indícios de que uma central de telemarketing com sede no Rio de Janeiro tenha sido usada para difundir o boato de que o Bolsa Família iria acabar. A notícia levou milhares de beneficiários às agências da Caixa Econômica Federal no último final de semana para efetuar o saque do benefício. Segundo o site “o Globo” uma suposta fonte teria confirmado a participação da empresa de telemarketing.

Os saques começaram a ser feitos meia hora depois do registro de uma das ligações da central de telemarketing relatando o fim do programa. Os primeiros saques foram registrados no Maranhão, Pará e Ceará cerca das 11h de sábado. Só no domingo (19), a Caixa identificou 900 mil saques totalizando R$ 152 milhões.

A partir de agora o caso será responsabilidade da Divisão de Crimes Cibernéticos da PF, que é responsável pelas investigações, dos dois primeiros saques feitos após os boatos. Os dados devem ajudar a localizar de onde exatamente saíram os rumores. No total doze estados foram atingidos pelas falsas informações, consideradas criminosas pela presidente Dilma Rousseff.