O Palácio do Planalto informou na tarde desta segunda-feira, 1°, que o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto disputou neste ano a eleição para governador de Pernambuco, mas, foi derrotado por Paulo Câmara (PSB).

A Secretaria de Comunicação da Presidência informou através de nota, que o atual ministro, Mauro Borges, permanecerá na pasta até que seja concluída a transição com a equipe do novo ministro. Borges assumiu a pasta em fevereiro deste ano, depois que o então ministro Fernando Pimentel se desincompatibilizou para concorrer a governador de Minas Gerais pelo PT – ele venceu a eleição no primeiro turno.

Monteiro Neto é o quarto ministro a ser indicado para o segundo mandato de Dilma – os outros três são Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini, cuja permanência foi confirmada na presidência do Banco Central, cargo com status de ministro.

Repercussão

Após a confirmação de que o senador assumirá o a pasta, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade do qual Armando Monteiro foi presidente, divulgou nota na qual afirmou que a escolha “fortalece” as relações entre o setor produtivo e o governo.

Na nota, o presidente da CNI, Robson Braga, afirmou que o senador conhece “muito bem” a indústria brasileira, os setores e os serviços de comércio. Para Braga, Monteiro Neto tem conhecimento das necessidades dos setores produtivos do país e interlocução “fácil” com o Legislativo.

"Desejamos que o novo ministro tenha sucesso na implementação de políticas que aumentem a competitividade do país. O Brasil enfrenta hoje os desafios de aumentar a produtividade e de reduzir o custo de produção. Não se faz um país forte sem uma indústria forte", afirmou Robson Braga na nota.

Leia abaixo na íntegra a nota oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência:

NOTA OFICIAL

A presidenta Dilma Rousseff anuncia, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, mais um nome do novo ministério.

O senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) será o titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O ministro Mauro Borges está deixando a pasta.

Armando Monteiro Filho é senador pelo PTB e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A presidenta Dilma agradece a dedicação e lealdade do ministro Mauro Borges, que permanecerá no ministério até que esteja concluída a transição e a formação da nova equipe.

Secretaria de Imprensa

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República