A Secretaria de Administração da Presidência da República informou em nota que vai apurar a alteração de perfis na Wikipedia dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, ambos da Rede Globo, feita pela rede de internet do Palácio do Planalto.

As mudanças incluíram críticas aos profissionais. Sobre Miriam, o texto afirma que classifica suas análises como “desastrosas” e faz ligações entre ela e o banqueiro Daniel Dantas. “Miriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público”, afirma o trecho modificado.

Em relação a Sardenberg, foi acrescentado, sobre as avaliações feitas pelo jornalista que suas críticas se dirigem “principalmente em relação aos cortes de juros promovidos nesses governos”. Também é mencionado o fato de seu irmão, Rubens Sardenberg, ser economista-chefe da Febraban, “instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos, uma medida geralmente defendida por Carlos Alberto Sardenberg em suas colunas”.

"No caso da alteração dos perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, foi realizada a notificação de incidente e, a partir dos elementos colhidos pela Diretoria de Tecnologia da Presidência da República, será instalado no âmbito da Secretaria de Administração o procedimento apuratório adequado.

O procedimento tem prazo de 60 dias para sua conclusão", diz o comunicado. O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, classificou o fato como “abominável”. “Fui informado só hoje de manhã, não tive tempo de ver todos os detalhes.

Da parte do governo federal, não há nenhum sentido de atribuir qualquer responsabilidade, não há nenhuma intenção nossa de fazer uma ação dessa que, no meu juízo, e abominável”, condenou.

Até abril deste ano, quando foi promulgada o Marco Civil da Internet, os registros da atividade virtual dos servidores eram armazenados por até 60 dias.

Como as alterações foram feitas em maio do ano passado, não é possível identificar o computador de onde foram feitas as publicações.

Com informações da Agência Brasil