Após três anos sem funcionar, o Plano Inclinado Gonçalves, um dos mais importantes meios de ligação entre o Comércio e a Praça da Sé, foi entregue à população na última quarta-feira (5). Na solenidade, o prefeito ACM Neto anunciou que garantirá o funcionamento do equipamento gratuito para a população durante um mês. A reforma envolveu o remodelamento de peças como motores, caixas de comando e recuperação total dos dois bondes. O projeto incluiu ainda o serviço de contenção do talude da encosta e reforma do 18º Batalhão da Polícia Militar, instalado no local.

Neto destacou que a recuperação do Plano era uma das prioridades do seu governo. Ele lembrou que as primeiras avaliações do equipamento mostraram que era preciso um investimento de mais de 4 milhões já que era necessário um estudo por parte de uma equipe de engenharia para rever as encostas. Os investimentos da obra, iniciada em maio do ano passado, foram de R$ 2,6 milhões e envolveu o remodelamento de peças como motores, caixas de comando e recuperação total dos dois bondes, que mantiveram as características originais.

“Mostramos que somos um governo que sabe eleger prioridade e fazer bom uso do dinheiro público. Estamos entregando o Plano Inclinado totalmente reformado para que baianos e turistas possam usufruir desse beneficio. A gratuidade é um presente da Prefeitura para a população que tanto sofreu durante esses três anos de espera”, comemorou o prefeito.

Já o secretário municipal dos transportes da capital baiana, José Carlos Aleluia, rendeu elogios ao prefeito ACM Neto pelo trabalho desenvolvido em apenas um ano de governo e disse que a próxima inauguração será a do Plano Inclinado Liberdade/ Calçada, que já está paralisado há cerca de três meses. Aleluia disse ainda que as obras de recuperação da Praça da Sé e Piedade já estão na fase final e deve ser entregue à população nos próximos dias.

Comerciantes

Além dos usuários, comerciantes instalados nestas regiões são os mais esperançosos com a recuperação do equipamento. “Todo mundo estava ansioso por isso para aumentar as vendas”, disse a baiana de acarajé Joana da Silva, que trabalha no Centro Histórico, há mais de 10 anos.

Assim como ela, o vendedor Rosenildo Alves também aguarda melhoria na economia local. “Depois que o plano parou, o comércio sofreu um forte impacto negativo. Agora com certeza iremos renovar nossas esperanças”, disse.

Estudos mostram que no local onde está localizado o Plano Inclinado Gonçalves já havia, desde o século XVII, uma rampa aberta pelos jesuítas. Por isso ficou conhecida como Guindaste dos Padres. A inauguração do primeiro equipamento aconteceu em 1874. Na década seguinte, passou por reformas, recebendo uma plataforma plana para transporte de animais. Posteriormente, já com cabines fechadas, passou a levar passageiros, sendo um importante elo entre as partes alta e baixa da cidade. A linha foi eletrificada em 1909, ganhando novos carros de modelo europeu. No mesmo período, a estação inferior foi reconstruída. Uma nova reforma foi finalizada em 1931. As informações são do Tribuna da Bahia.