Pola Ribeiro é baiano

O cineasta baiano Pola Ribeiro, que chegou a ocupar o cargo de diretor no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB – , no governo Jacques Wagner,foi nomeado nesta sexta-feira (20) secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC).

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Gestão Social, Pola dirigiu os filmes “O jardim das folhas sagradas” e “A lenda do Pai Inácio”, entre outros. Em 1976, recebeu o seu primeiro prêmio no V Festival Brasileiro de Curtas com o filme “Por Exemplo, Caxundé”.

Pola é irmão do ex-deputado e conselheiro do TCE, Zezéu Ribeiro, morto no último dia 25. O cineasta também presidiu a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).

A SAv é a área do Ministério encarregada de propor a política nacional do cinema e do audiovisual, bem como políticas, diretrizes gerais e metas para o desenvolvimento da indústria audiovisual e cinematográfica brasileira. A secretaria também atua em políticas de formação e capacitação audiovisual, produção, distribuição, exibição, preservação e difusão de conteúdos audiovisuais e cinematográficos brasileiros, respeitadas as diretrizes da política nacional do cinema e do audiovisual e do Plano Nacional de Cultura.