Mais de uma tonelada de dinamite foi apreendida pela polícia na tarde desta quarta-feira, 15, no município de Valente, situado a cerca de 240 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, esta foi a maior apreensão de explosivos de 2015 no estado.

Ainda segundo a polícia, uma denúncia anônima informou que uma troca de carga suspeita estava sendo realizada em um campo de futebol localizado no bairro de Petrolina. Ao checar a denúncia, os agentes encontraram um caminhão com placa de Feira de Santana, carregada com uma carga de cal, ao lado de uma caminhonete e de um carro de passeio.

No local estavam quatro homens, que passavam a carga dos dois carros menores para o caminhão. Ao serem abordados, eles disseram que estavam arrumando a carga de cal, porque estava torta. Conforme a PC, os policiais fingiram estar convencidos de que se tratava apenas de uma arrumação de carga, e foram buscar reforços.

Quando retornaram, um dos homens já não estava mais no local, e então os policiais foram checar a carga. Após vistoria, os agentes descobriram os explosivos em várias caixas de 25 kg, totalizando cerca de 1,2 toneladas de dinamite.

Um dos homens no local, o motorista do caminhão, alegou que foi contratado para transportar uma carga de cal de Feira de Santana para a cidade de Nordestina, onde deixaria parte da mercadoria, depois passaria em Valente para pegar um complemento da carga, e então seguiria para o Pará. O motorista alegou que não sabia que a carga era de explosivos, segundo informações da polícia.

A carga, os suspeitos e os veículos foram encaminhados para a delegacia de Serrinha, que fica a 65 quilômetros de Valente, que investigará o caso.