A Polícia Federal em Juazeiro e o Ministério da Previdência Social deflagraram nesta quinta-feira, 18, a operação Walking Dead, que desarticulou um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários no município de Jacobina/BA.

Segundo informações da polícia, ao longo das investigações verificou-se que foram concedidas diversas pensões por morte em que os instituidores dos benefícios, que supostamente estariam falecidos, na realidade se encontravam vivos.

A fraude se dava mediante apresentação de documentos falsos perante o INSS, a exemplo de certidões de óbito, certidões de casamento, folhas de pagamento, entre outros.

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Jacobina/BA, Ourolândia/BA e Umburanas/BA. Nove pessoas foram sendo interrogadas e serão indiciadas pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público.

De acordo com estimativa fornecida pelo Ministério da Previdência, o prejuízo sofrido pelo INSS com as fraudes apuradas supera os R$ 700.000,00 (setecentos mil reais). O nome da operação (“Walking Dead”) faz alusão à expressão de língua inglesa que significa “morto vivo” e também a uma série de TV homônima, onde os mortos voltam à vida.