Prefeito de Xique-Xique, Alfredo Ricardo Bessa Magalhães (PT), à esquerda, e o prefeito do município de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM, à direita.

Uma denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual à 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia acusam, respectivamente, o prefeito de Xique-Xique, Alfredo Ricardo Bessa Magalhães (PT) e o prefeito do município de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM).

O gestor de Feira de Santana foi denunciado na última sexta-feira (28), juntamente com Constantino Portugal dos Santos pelo Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), por desvio de recursos públicos em favor de terceiros. De acordo com o Núcleo, o gestor municipal contratou Constantino no período de novembro de 2005 a novembro de 2007, pela remuneração mensal de um salário-mínimo, “apesar de ter ciência da ausência de efetiva prestação dos serviços à municipalidade por parte do funcionário”.

Já o prefeito de Xique-Xique, foi denunciado na última terça-feira (24), também encaminhado pela 1ª Câmara Criminal do TJ. As acusações são de manejo irregular de recursos públicos em favor de terceiros e dispensa irregular de licitação na “tríplice” contratação direta, em janeiro de 2013, da empresa MSCVeloso Assessoria e Consultoria LTDA para serviços de assessoria de controle interno da prefeitura e controles financeiros dos fundos locais de Saúde e Assistência Social.

Também foram denunciados os secretários municipais de Administração e Finanças, Onaldo Passos Lustosa Filho; de Saúde, Edmar Nogueira Queiroz, e de Trabalho e Desenvolvimento Social, José Romero Félix Cabral, por terem autorizado, juntamente com o prefeito, os pagamentos à empresa.

Fonte: MP da Bahia