Denúncias de apadrinhamento político nas seleções de emprego do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT) de Camaçari chegaram à nossa redação. De acordo com as denúncias, os funcionários do CIAT, que é um órgão municipal, estariam exigindo carta de recomendação de políticos do PT, partido do prefeito Ademar Delgado.

O vereador Democrata, Elinaldo, contou que vem sendo diariamente procurado por pessoas que não estariam sendo selecionadas para trabalhar na fábrica que a Boticário vai instalar no município porque não possuem vinculo com o Partido dos Trabalhadores.

De acordo com Josiane Bispo, moradora da Gleba B, existe uma lista com nomes pré-aprovados para o trabalho com a assistente social de nome Fran. Essa lista, relatou ao vereador Elinaldo (DEM), foi feita por alguns edis da base governista. “Essa á uma lista para contratações prioritárias. Quem não estiver nela não tem nenhum chance de ser chamado”, afirmou o Democrata.

Tatiana Brandão e Jaqueline Ferreira, moradoras da Gleba E que também procuraram o vereador, disseram que só as indicadas pela prefeitura e por aliados de Ademar Delgado podem participar da seleção. “Vou propor a realização de um debate na Câmara para que a gente possa ouvir esses relatos e investigar a fundo isso”, enfatizou.

Existe também denuncias de que algumas empresas da cidade não estão contratando pessoas do sexo feminino, alegando questões como gravidez e TPM, que atrapalhariam o trabalho.

“ Eles simplesmente dizem que não existe vaga para mulher e, se quiser conseguir uma, precisa ter o QI, de quem indicou. O Boticário e a Kimberly estão nessa relação. Estou me sentindo humilhada. Essa é a terra das oportunidades? Oportunidade só par a os protegidos do PT?”, declarou Lucinei de Jesus Lopes, 37 anos.

Um grupo de mulheres também procurou o presidente estadual do PTN, Maurício de Tude, para pedir o apoio da oposição na luta pela democratização do emprego na cidade. “ O emprego precisa ser para todo mundo, em especial para as mulheres, que têm ocupado cada vez mais espaço, antes reservado somente aos homens. Não dá para fazer política com o sonho das pessoas.É por causa de exemplos como esse, que a população está nas ruas protestando”, disse o líder do PTN.