Daniel dos Santos, o Dan e Perivaldo Santos de Freitas, o Besouro

Um dos criminosos mais procurados em Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas, o traficante e homicida Perivaldo Santos de Freitas, o “Besouro”, 33 anos, foi apresentado à imprensa, nesta terça-feira, 15 de outubro, no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade, pela delegada Danielle Monteiro, titular da 26ª Delegacia Territorial (Abrantes), e pelo tenente-coronel PM Fernando Leal, comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (Arembepe).

Besouro responde a mais de dez inquéritos apenas na 26ª DT, além de procurado por homicídios pelas 27ª DT (Itinga) e 18ª DT (Camaçari). Ele lidera uma quadrilha responsável por homicídios, tráfico de drogas, roubos, extorsões, sequestros e cárcere privado, com atuação nas localidades de Cordoaria, onde reside, Parafuso, Góes Calmon, Cascalheira, Jorrinho, Portão, Areia Branca e Vila de Abrantes.

Preso neste final de semana pela 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no Km 10 da Estrada do Coco, Vila de Abrantes, na companhia do comparsa Daniel dos Santos, o “Dan”, 29, e a bordo de um Renault Sandero prata, placa OUZ-7866, roubado em Itapuã, no dia 28 de setembro. No carro, a polícia encontrou dois revólveres, munição, um pé-de-cabra, um facão, trouxinhas de maconha e um celular.

Outros dois comparsas de Besouro foram identificados pelos apelidos de “Alemão” e “Biriba” e estão sendo procurados. “Além de executar vítimas e testemunhas, a quadrilha também assassinava componentes de grupos rivais e até integrantes do bando quando descumpriam ordens repassadas”, explicou o tenente-coronel Leal. Com a prisão, a polícia cumpriu três mandados contra Besouro: um para preventiva e dois para temporárias.

De acordo com a delegada Danielle Monteiro, a quadrilha de sempre agia com violência em relação às vítimas e se especializou em roubar sítios e outras propriedades rurais nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. O criminoso foi autuado em flagrante na 26ª DT e já está custodiado no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Entre as vítimas do traficante estão um primo identificado como Sivaldo Rodrigues, o “Binho”, assassinado em 2011, Antônio Marcos dos Santos, em 2010, José Lenivaldo de Souza da Silva, em 2009, Wellington Veloso, em 2008 e Édson da Conceição Nascimentos, em 2005. Em Lauro de Freitas, ele matou Adriano Fonseca Neri, o “Cabeça. Todos os inquéritos, que apuram estes homicídios, já foram remetidos à Justiça.

Fonte: SSP BA