Dois mandados de prisão e cinco de buscas e apreensão foram cumpridas na segunda fase da “Operação Prometheus”, que investiga ilegalidades envolvendo a Secretaria de Educação de Salvador, ONG Pierre Bourdieu e servidores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) nos anos de 2011 e 2012.

Foi apreendida uma grande quantidade de documentos, além de computadores, celulares e outros materiais. Estão sendo apurados os crimes de desvio de verba pública, fraude de licitação e lavagem de dinheiro.

Duas mulheres, identificadas como Hane Adriele Sanches Alves e Patrícia Santos Ramos, foram presas. Elas eram prestadoras de serviço da ONG e tiveram valores depositados em suas contas pessoais, que seriam destinados a projetos de cultura e educação. Na conta de cada uma, transitou aproximadamente R$ 3 milhões.

Em todo o esquema de frauda, foram desviados cerca de R$ 120 milhões. Entre os mandados de busca e apreensão, foi executado na casa do ex-reitor da Uneb, Luiz Walcler Valentin da Silva, onde foram apreendidos documentos e equipamentos contendo dados que serão analisados.

Redação Bahia no Ar