A edição de 2015 do Projeto Menor Cidadão, programa de estágio oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que visa capacitar jovens com idades entre 16 e 18 anos, terá inscrições abertas entre os dias 01 e 03 de dezembro (ou até completar 140 vagas). Ao todo, serão oferecidas 24 vagas, sendo 10% deste total destinado para pessoas com deficiência.

Quem pode participar?

Para participar, os estudantes devem ser de escola pública e de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo. Os jovens portadores de necessidades especiais também precisam estar matriculados na rede pública de ensino ou em escola de educação especial e integrante de família de baixa renda. Em qualquer um dos casos, o estudante precisa estar cursando o 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio, além de ter sido aprovado no ano anterior ao pretendido estágio.

Seleção

O processo seletivo é constituído por uma prova escrita, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2015, às 8h e às 10h, na sede do TRE-BA. Os candidatos terão o tempo de duas horas para realizar a avaliação que conterá questões objetivas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais. Os 70 primeiros colocados nesta avaliação serão convocados para uma entrevista individual na qual deverão se apresentar os documentos requeridos.

A última etapa de seleção consiste em uma dinâmica de grupo da qual participarão os 32 melhores classificados. O resultado final do processo será publicado até dez dias úteis após a realização da última etapa.

O Programa

Desde de 2006, o Menor Cidadão já recebeu mais de 170 estudantes. O programa promove, além das atividades requeridas de um estagiário, oficinas de texto, raciocínio lógico, treinamento de atendimento ao público, informática, comunicação oral e saúde bucal.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Portal do Tribunal.