Amanhã (21/10) e quarta-feira (22/10) serão aplicadas as provas do Siaque (Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino). Cerca de 3.100 alunos do 5° ano e 1.700 do 9° ano serão avaliados nas provas de língua portuguesa, matemática e ciências. Participam 66 escolas Municipais, da sede, orla e zona rural.

As provas de língua portuguesa e matemática serão aplicadas para todos os alunos, e a de ciências apenas para os do 9° ano. A avaliação serve para fazer a análise da construção das habilidades dos estudantes. Com os resultados podem-se identificar os problemas da rede com base nas matrizes de referência, que determinam o conjunto de habilidades de cada ano e disciplinas.

A correção das provas ocorre sob dois aspectos. No gabarito é observada a proficiência (questões corretas) e os distratores, que são as opções menos corretas e identifica a não habilidade ou o traço de construção do aprendizado que não foi realizado. O objetivo é ter uma visão mais clara para perceber a construção das habilidades dos alunos.

Os resultados serão divulgados em 2015, no início do ano letivo. A publicação será através de relatórios nos sites da Prefeitura de Camaçari www.camacari.ba.gov.br e da Seduc (Secretaria de Educação) www.seduc.camacari.ba.gov.br e impresso nas escolas.

Após os resultados, as escolas realizarão reuniões a fim de discutir os caminhos e as ações que serão realizadas para melhorar a indicação de proficiência dos alunos.

A avaliação ocorre a cada dois anos, nos anos pares, como forma de avaliação institucional interna. Nos anos ímpares a avaliação institucional é externa, através da Prova Brasil.