Governador Rui Costa e Lula na Bahia

O Patido dos Trabalhadores (PT) afirma ser contra o projeto de lei da terceirização, aprovado nesta quarta-feira (22) na Câmara Federal, e além disso mobiliza para manifestações em todo o país, mas a realidade do PT é a contradição. Segundo a coluna Radar, da Revista Veja, embora a bancada petista tenha suado para batalhar contra a terceirização, a Agência PT de Notícias, encarregada de atualizar o site do partido, está com uma vaga aberta para repórter, para ser contratado por meio de terceirização. Alguns profissionais que atuam no site, segundo o Radar, já são terceirizados por meio da agência Pepper.

Terceirização na Bahia

Enquanto isso, na Bahia, o governador Rui Costa (PT), extingue a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) e cria a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), que seria uma forma de terceirizar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no estado.

No projeto de Lei foi criada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), composta pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER); a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural atuará para promover a execução de políticas de desenvolvimento da assistência técnica e extensão rural.

Porém, para o presidente da Asbraer, José Ricardo Roseno, a criação da BAHIATER restringe a ação extensionista à mera contratadora desses serviços junto ao setor privado. “Além disso, a demissão dos trabalhadores da EBDA levará à perda do conhecimento técnico e metodológico, acumulado pelos profissionais ao longo de anos com a prática e com os processos de capacitação e de especialização”, ressalta Roseno.

A EBDA possui atualmente 1.189 empregados efetivos, sendo destes 797 aposentados ainda na ativa, que estão em processo de demissão sumária. Além da Sede, são 20 Gerencias Regionais, 132 Escritórios Locais, 19 Estações Experimentais e 10 Centros de Formação de Agricultores Familiares.