Representantes do governo municipal e técnicos da empresa responsável pela elaboração do Plano de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Camaçari visitaram na manhã de hoje (15/12), as instalações do Aterro Sanitário do Município. O objetivo da visita é verificar as condições de operação do espaço, tendo em vista que as células do aterro estão com a capacidade para recepção de resíduos em fase final.

De acordo com a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), responsável pelo gerenciamento do Aterro Sanitário de Camaçari, atualmente o espaço possui quatro células construídas e aguarda a licença do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para a construção de uma nova célula, ampliação que o Município precisa fazer para garantir a prestação do serviço na recepção dos resíduos provenientes da área industrial e dos municípios de Camaçari, Mata de São João e Dias d'Ávila.

Antes da visita, representantes da Limpec apresentaram um balanço das ações realizadas ao longo deste ano no aterro sanitário, como as construções do Eco Ponto, espaço destinado para a recepção dos pneus inservíveis e da unidade para acondicionamento de lâmpadas fluorescentes.

Na reunião, ficou definido que a secretária do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, também presente no encontro, juntamente com o diretor-presidente da Limpec, Alfredo Andrade, irão marcar uma reunião com o Inema para verificar os documentos que estão pendentes para a execução do processo de licenciamento da nova célula.

A visita também contou com a participação do gerente e responsável técnico do Aterro Sanitário de Camaçari, Valdir Rios, da coordenadora do Meio Ambiente da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), Marinalva Cruz, além de representantes da Sedur, da Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos), da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente.