Pão e Circo foi uma solução política encontrada na Roma Antiga para acabar com a insatisfação popular e para esconder as deficiências de uma Roma desdenhada pelas autoridades. Mas essa pratica continua sendo usada em vários municípios Brasileiros, a cidade de Madre de Deus não foge da regra, o município que é administrado pelo jovem e inexperiente prefeito Jéferson Andrade vem passando por um dos piores momentos de sua história.

Vítima de uma grande jogada política que teve início no final de 2011, quando a então prefeita Eranita de Brito foi cassada por cometer crime eleitoral na eleição de 2008, Jéferson que na época era presidente da câmara de vereadores assumiu a prefeitura interinamente e apoiou incondicionalmente, na eleição suplementar realizada em 2012, a professora Carmen Gandarela, que sonhava em voltar ao poder; fato que aconteceu.

No poder, Carmem conseguiu sua reeleição em outubro de 2012, aí começou sua manobra política com Jéferson de vice, a esperta professora Carmen teve a coragem de enfrentar seu partido o PT e os eleitores que os elegeram, anunciando a renúncia do cargo com a desculpa de estar passando por momentos delicados com a saúde. Versão logo desmentida, Já que a mesma é vista constantemente no município e sua casa se transformou em um anexo da prefeitura.

Com a renúncia de Carmen, Jéferson assumiu a prefeitura sendo o prefeito de direito, porque de fato quem continua mandando dando as ordens é Carmen Gandarela, tendo como auxiliar o problemático filho Sergio Gandarela. Todas as decisões que são tomadas devem ter o aval da professora Carmen, declarou uma fonte que não quis ser identificada. Uma demonstração clara foi o Madre Verão, que não teve participação quase que nenhuma do jovem prefeito. Quem decidiu quais bandas iriam participar e quanto o município iria pagar foi Sergio Gandarela, o príncipe como é chamado em Madre de Deus.

O município é um dos mais ricos da Bahia, com uma arrecadação de mais de 15 milhões para serem investidos em apenas uma área de 4 km², já que o município possui uma área territorial de 11k², mas 7 pertencem a Petrobras e não tem nenhuma participação da prefeitura.

Enquanto muitos se divertiam no famoso e badalado Madre Verão, O PORTAL BAHIA NO AR esteve visitando algumas comunidades e pôde perceber as carências na saúde pública, segurança, infraestrutura. Breve estaremos mostrando as principais problemas enfrentados por moradores de uma cidade rica, mas que não sabe de verdade quem é o prefeito.