O ex-jogador Ronaldo, que é membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, criticou duramente o atraso nas obras para a competição, que começa em menos de um mês. Em entrevista à Reuters, o Fenômeno soltou o verbo contra os governantes, mas defendeu a Fifa.

– E, de repente, chega aqui, é essa burocracia toda, uma confusão, um disse-me-disse, são os atrasos. É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora. Os estádios, de uma maneira ou de outra, vão estar prontos. Agora, o legado que fica para a população mesmo –as obras de infraestrutura, de mobilidade urbana, aeroportos– é uma pena que tenham atrasado tanto – disse o ex-jogador, que eximiu a Fifa de culpa:

– A Copa do Mundo é uma ferramenta que trouxe uma série de investimentos para o nosso país. Poderia ter sido perfeito, se fizessem tudo o que prometeram, mas isso não tem a ver com Copa do Mundo, tem a ver com os governos que prometeram e não cumpriram – analisou – perdemos muito tempo. Os governos deveriam ter feito as coisas muito antes.

Ronaldo acha que a Copa do Mundo não deveria ser alvo de protestos por parte dos cidadãos brasileiros.

– As pessoas olham o Mundial como o grande vilão do nosso país e não é. A gente não pode esquecer que o nosso Brasil não era essa maravilha toda antes da Copa do Mundo. Era igual ou pior – afirmou o Fenômeno. Ele diz estar tranquilo quanto ao fator segurança:

– O que eu ouço lá fora é que todo mundo têm um receio, principalmente por causa da segurança. Mas o que a gente passa lá fora é que o Brasil tem melhorado nessa questão e que na Copa do Mundo não vai ter nenhum problema.

CONFIANÇA EM NEYMAR

Grande craque da seleção brasileira na Copa, o atacante Neymar foi bastante elogiado por Ronaldo. O Fenômeno diz confiar no futebol do jogador do Barcelona.

– Ele está preparado e protegido, criou uma fortaleza em volta dele. Apesar da pouca idade, é um jogador muito equilibrado, consciente do seu talento e da sua responsabilidade. É a nossa esperança – afirma Ronaldo, que vê o Brasil como favorito à conquista do Mundial:

– O Brasil é super favorito e tem uma chance de ouro de vencer a Copa em nosso país.

RONALDO REBATE PAULO COELHO

Chamado de imbecil pelo escritor Paulo Coelho por conta da declaração “não se faz Copa com hospitais e sim com estádios”, Ronaldo rebateu.

– Acho uma tremenda falta de respeito, foi completamente deselegante uma pessoa pública como ele, sem ter conhecimento do que realmente aconteceu, me ofender gratuitamente da forma como ele me ofendeu. Eu admiro muito ele, os livros dele são ótimos, mas você recebe uma ofensa gratuita como essa, você perde um pouco da admiração. Não sei o que fiz para ele. Mas cada um fala o que quer, até papagaio fala – afirmou.

Paulo Coelho criticou Ronaldo em uma entrevista a um jornal francês há algumas semanas.

Com informações do Extra Globo