Um evento na Bahia uniu o governador Rui Costa (PT) e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), nesta segunda-feira (6), no município de Mucuri, sul da Bahia. Lá foram entregues 400 moradias do empreendimento Brisas do Mar. Os imóveis possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes, além de espaço para convivência e parque infantil.

Na oportunidade, Rui afirmou que o programa não beneficia apenas quem está recebendo a casa. "É uma iniciativa muito importante primeiro para quem vai receber a casa, mas também para quem trabalhou para produzir o bloco, o cimento, a tinta da casa. É um programa que traz moradia e também trabalho para quem precisa". Segundo Rui, cada casa custou cerca de R$ 57 mil, mas os moradores vão pagar apenas R$ 6 mil, a diferença quem paga é o governo.

Um dos critérios é que, durante dez anos, as casas do Minha Casa, Minha Vida não podem ser vendidas ou alugadas. Rui Costa pediu a colaboração de todos para denúncia. "Quem souber que está fazendo isso, denuncie. A Polícia Federal vai tomar a casa e dar para quem precisa. Isso é um programa para beneficiar quem precisa. Para quem não precisa, e pode pagar mais, a Caixa tem outros financiamentos, para todo tipo de renda".

Kassab disse que, entre 2009 e 2018, cerca de 6,75 milhões de família passam a viver em suas casas próprias. "O governo federal está autorizando a contratação de mais três milhões de casas, que vão beneficiar também o sul da Bahia. Este é o maior programa habitacional do mundo. Que venham mais casas e mais qualidade de vida".