O representante dos jovens, Luan de Jesus, enfatizou que “a Conjuve é uma iniciativa louvável, pois é a 1ª vez que um governo municipal prioriza a juventude sanfranciscana”. Ele participou das Pré Conferências que antecederam a este grande acontecimento e junto a outros jovens pôde expor suas ideias, críticas e sugestões. “Agora podemos mostrar que a juventude de São Francisco do Conde é politizada e capaz de participar da elaboração de políticas públicas”, completou.

A prefeita Rilza Valentim disse que se preparou para fazer um pedido na Conjuve: que após os dois dias do evento, os jovens encaminhem um Projeto de Lei para oferecer melhores caminhos para a juventude. “Vocês é que vão me dizer o que desejam que nós façamos. Após enviarem o projeto para o executivo, encaminharemos para o legislativo, e assim poderemos oferecer melhores caminhos para vocês”, frisou Valentim.

Já o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), que é Presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude, declarou ser oriundo de um tempo em que os jovens se cansaram de um discurso que era imposto e deram um basta para mudar a realidade do Brasil. Oiticica destacou que Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto presidente, realizou 73 Conferências de Juventude e uma grande Conferência de Juventude Nacional, com o objetivo de discutir políticas públicas que melhorassem a qualidade de vida dos jovens de todo País. Para finalizar, o deputado deixou a seguinte mensagem: “A ousadia de exercitar a liberdade para construir cidadania deve ser a premissa da vida de vocês”.