Na maioria das vezes, o jeito é recorrer a um potinho de gelatina ou a uma boa fruta. Ponto para você, já que elas realmente são as melhores opções de sobremesa, levando em conta seus nutrientes e as poucas calorias que somam.

Mas nem sempre elas dão conta de acalmar a formiga que se instala no seu estômago. Motivo de desespero? Não mais: fomos atrás de quem entende do assunto e conseguimos uma lista caprichada de guloseimas deliciosas que não põem seu cardápio a perder. Siga os conselhos dados pela responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, e mantenha a forma sem deixar de aproveitar o sabor doce da vida.

Nada de se deixar levar apenas pelo valor calórico ao selecionar sua delícia preferida nas prateleiras do supermercado. Na hora de avaliar o rótulo das sobremesas em versão light, você precisa estar atento a todas as características nutricionais.

A quantidade de calorias é consequência da composição dos macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas). Mas, dentro disso, é importante avaliar a presença de açúcares, nomeados como sacarose, e gorduras saturadas, maléficas para o organismo. Quanto menor as quantidades destes nutrientes, melhor, explica a nutricionista.

Mais uma dica de Roberta para não cair na pegadinha das calorias é comparar os rótulos dos produtos convencionais com os da versão light. Com os dois lado a lado, dá para ter uma ideia melhor de que a troca realmente vale a pena. Uma sobremesa que apresenta redução de açúcar, mas, em contrapartida, sofre um aumento de gordura, é classificada como light. Nesse caso, a quantidade de calorias pode não sofrer modificação significativa, nem compensando para quem está de dieta.

Diminua as calorias das sobremesas caseiras

A troca de ingredientes que participam de grande parte das receitas doces é o segredo para reduzir as calorias da sobremesa. Roberta recomenda substituir as versões integrais pelas desnatadas, principalmente de alimentos como leite, iogurte, creme de leite e leite condensado. Trocar o açúcar pelo adoçante também é vantajoso para quem quer preparar uma sobremesa que não transborde calorias.

Cozinhar

As frutas podem entrar em cena com papel de destaque em diversos doces caseiros. Além de fornecerem poucas calorias, elas oferecem muitos nutrientes, incentiva a especialista do Minha Vida. Como sugestões, Roberta aponta mousses de frutas, pudins e flans.

Quanto menos ingredientes forem adicionados à preparação, menos calórica ela será. Fuja dos bolos e de receitas mais complexas, aconselha.

Um erro comum dos fãs de produtos light é acreditar que, por conterem menos calorias, é possível desfrutar de porções maiores do que as versões tradicionais. Alimentos light não são sinônimos de comida à vontade. Se a sobremesa for industrializada, verifique no rótulo a quantidade referente à informação nutricional e respeite o tamanho da porção para não extrapolar nas calorias.

Quando a intenção é diminuir o valor calórico total da alimentação, os alimentos light também devem ser consumidos controladamente, ensina a nutricionista.