Uma pesquisa revelou que Salvador está entre as cidades que sofreu o maior aumento no tempo utilizado pelos motoristas para se deslocar de casa para o trabalho nos últimos 20 anos. A capital soteropolitana aparece na segunda posição do ranking no aumento de congestionamento.

Os números da pesquisa realizada em 2012 apontam que os baianos demoram cerca de 39,7 minutos para chegar ao trabalho do caminho percorrido. Em 1992, o mesmo percurso era feito em 31,2. Além disso, foi percebido que o número de pessoas que demora mais de uma hora para chegar ao trabalho mudou de 8,3% para 17,3% entre 1992 e 2012.

Embora tenha tido o segundo maior aumento, Salvador ainda fica atrás de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam 47 e 45,6 minutos de rota entre casa e trabalho, respectivamente.

Ainda de acordo com a pesquisa, o grande aumento dos engarrafamentos em Salvador se deve ao fato da região Nordeste ter tido uma elevação considerável no número de vendas de carros e motocicletas nos últimos anos, principalmente pela precariedade do sistema de transporte público.

*Correio.