Aconteceu na manhã de ontem, no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a reunião mensal do Comitê Executivo do Programa Pacto Pela Vida. Os dados apresentados mostraram que em Salvador, em fevereiro de 2014, houve uma redução de 11,7% de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em relação ao mesmo período de 2013. Em números absolutos, foram 16 casos a menos se comparado com os do ano passado, quando foram registrados 137 CVLIs. A queda superou a meta estabelecida pela polícia, que era de 130, diminuindo para 121.

O Comitê, que reúne dirigentes dos três Poderes do Estado, Defensoria e Ministério Público, contou com a presença do governador Jaques Wagner, que falou da importância do programa. Para ele, além de estudar a situação do índice de CVLI de todos os bairros e regiões de Salvador e do interior, busca soluções para os números e panorama apresentados, com cada coordenador falando sobre o trabalho realizado, as causas e consequências de cada ato.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, os dados são positivos e reforçam a ideia da realização de um trabalho bem feito pela polícia militar, civil e técnica. “Já temos os dados dos primeiros 10 dias do mês de março, com uma redução de 25% com relação ao ano passado. Isso mostra o nosso foco. A região metropolitana já mudou o quadro e agora estamos no negativo, além da redução no número de roubo de veículos e coletivos”, disse.

Maurício Barbosa aproveitou a oportunidade e falou do Carnaval 2014, que, segundo ele, foi o de maior tranquilidade dos últimos tempos e mostrou a maturidade das polícias.

“A tecnologia utilizada ajudou bastante a direcionar as equipes, a redução de 30% fez com que a população elogiasse bastante e até obtivemos um reconhecimento nacional”, comentou, lembrando que a intenção é levar essa estrutura de bons resultados para a Copa do Mundo que se aproxima. “Em julho certamente iremos anunciar o excelente trabalho que será realizado”, acrescentou.

O Secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, agradeceu o empenho de todos os participantes do Projeto e lembrou que a redução dos índices se deve a dedicação e busca pela melhor qualidade de serviço prestado a população. “Aqui discutimos o que se passa em nossa cidade e no interior. Vamos aos dados, pois é com eles que podemos identificar os problemas e buscar soluções”, disse.

Bonfim teve melhor desempenho

Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) do Bonfim apresentou o melhor desempenho, com a redução de 64% dos casos, passando de 14 homicídios em fevereiro de 2013 para cinco este ano. As Aisps dos Barris e de Cajazeiras seguiram o ranking, com a redução de 10 casos para dois e de 15 para nove, respectivamente. No total, do início do ano até o dia 28 de fevereiro foram registrados 237 crimes violentos, contra 282 casos do ano passado.

Na Região Metropolitana de Salvador, o número de CVLIs sofreu aumento de cerca de 12%. Passaram de 58 em fevereiro do ano passado, para 65 este ano. As unidades policiais que atuam nas áreas Integradas de Segurança Pública 9, região da Boca do Rio, e 36, em Feira de Santana, ficaram em primeiro lugar no estado no Prêmio por Desempenho Policial (PDP), uma iniciativa que busca valorizar o trabalho dos policiais que reduzem os CVLI nas respectivas áreas de atuação.

Durante a apresentação do balanço estiveram presentes o presidente do TJ/Ba, desembargador Eserval Rocha, o chefe do MP, Márcio José Cordeiro Fahel, o Comandante Geral da Policia, Alfredo Castro, dentre outras autoridades, e representantes da imprensa baiana, à exemplo do diretor de redação da Tribuna da Bahia, Paulo Roberto Sampaio, que prestigiou o último ato coordenado pelo Secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, que deixa o governo no fim do mês para se dedicar à campanha política.Com informações do Tribuna da Bahia.