A Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove, até o dia 25, oficinas gratuitas de capacitação para elaboração de projetos culturais, com foco em dois editais lançados pela Prefeitura e que estão com inscrições abertas: Arte em Toda Parte – Ano II e Arte Todo Dia. Iniciadas na sexta-feira (5) e realizadas no Centro do Empreendedor Municipal (CEM), as aulas são ministradas pela pedagoga Márcia Cardim, especialista em consultoria e capacitação.

As oficinas, que dão direito a certificado de participação, ensinam desde como interpretar o edital até como montar a planilha financeira que, segundo a professora Márcia, é o “calcanhar de Aquiles” para trabalha com projetos, principalmente quando envolve cálculo de Imposto de Renda. Na ocasião também é possível tirar dúvidas como a diferença entre meta e objetivo, além de explicar o que precisa conter uma boa justificativa, entre outros itens. “É preciso abastecer o projeto de informações que são realmente pertinentes e necessárias”, explica a professora.

As alunas Helena Vitória e Vanessa Santos, ambas alunas de Pedagogia e que pretendem participar da seleção de um edital pela primeira vez (Arte em Toda Parte- Ano II), a atividade foi decisiva para sanar todas as dúvidas que tinham a respeito do edital e, agora, devem lançar o projeto em que são parceiras. “A palestrante foi muito prática sobre como a gente deve fazer a inscrição e como trabalhar com projetos”, comenta Helena.

As oficinas relacionadas ao Arte em Toda Parte – Ano II contam com 180 vagas e acontecerão das 8 às 17h nos próximos dias 11 (quinta-feira), 12 (sexta-feira), 18 (quinta-feira), 19 (sexta-feira) e 20 (sábado). Já as oficinas referentes ao Arte Todo Dia dispõem de 120 vagas e serão realizadas nos dias 13 (sábado, das 8 às 12h) e 25 (quinta-feira, das 8h às 12hh e 13h às 17h).

As inscrições para as oficinas prosseguem abertas e podem ser feitas por qualquer pessoa que tenha interesse nos editais, através do site www.arteemtodaparte.salvador.ba.gov.br. As aulas são ministradas na agência do CEM, que fica no 3º piso do Shopping JJ Center – Avenida José Joaquim Seabra, 173, Baixa dos Sapateiros. Além das oficinas, o Centro também disponibiliza diariamente o acesso a computadores e internet aos candidatos que não tiverem acesso, bem como apoio técnico por meio de orientadores, que estão aptos a esclarecer dúvidas relacionadas aos editais.