Em pouco mais de três meses de obras, a comunidade de Jardim Nova Esperança recebeu dois importantes equipamentos nesta quarta-feira (29), após entregas realizadas pelo prefeito ACM Neto: a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Esperança, que foi completamente requalificada, e a Praça São João, construída numa área subaproveitada. Os dois espaços foram visitados pelo prefeito no início de julho, quando foi assinada a ordem de serviço para reforma da unidade de saúde e autorizada a construção da praça, atendendo a apelos de moradores.

A nova USF é composta por duas equipes de saúde da família e duas de bucal, com capacidade para atender 289 pessoas por dia. O secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, afirmou que o posto completou dez anos sem receber melhorias. “Essa é uma unidade extremamente demandada pela população exatamente por estar numa comunidade distante da oferta de outros serviços de saúde. Durante a reforma, enfrentamos dificuldades que não esperávamos, como uma grande revisão grande na área de esgotamento, além da própria estrutura”, afirmou.

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que, em breve, a unidade será ampliada, melhorando de maneira substancial a oferta do serviço de saúde na região. “Quando estive aqui há cerca de três meses, percebi nos rostos das pessoas a falta de esperança exatamente porque os anos passavam e nada acontecia. Em dez anos, não houve sequer uma manutenção para garantir o funcionamento desse posto. Para corrigir esse problema, em breve daremos início à ampliação, aumentando também o número de equipes de saúde da família”, declarou Neto.

Praça – Em seguida, o prefeito e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, entregaram a Praça São João, numa área central do bairro que, anteriormente, estava subaproveitada. Foram investidos cerca de R$ 90 mil, numa área de 600 m². Agora, a praça conta com espaço de convivência, equipamentos de ginásticas e local definido para crianças de zero a cinco anos, sendo tudo produzido pela própria Desal, facilitando, portanto, a manutenção dos equipamentos. Da mesma forma que em outras praças, foram utilizados pergolados, que melhoram o perfil arquitetônico do espaço.