Na tarde deste domingo, a boa atuação do Vitória diante do Vitória da Conquista chamou atenção (assista aos melhores momentos da partida no vídeo ao lado). Na partida que selou a classificação rubro-negra para a final do Campeonato Baiano, um futebol convincente, que avivou na memória da torcida os bons desempenhos do time no segundo semestre do ano passado. Entre os tantos destaques do Leão no duelo vencido por 6 a 0, estava o lateral Juan. Lateral, não. O meia Juan.

Atuando no meio de campo, o jogador foi aprovado e fez até gol. Ele já havia sido testado em outras oportunidades na posição e foi elogiado pelo técnico Ney Franco após o duelo deste domingo.

– Coloco o Juan nessa posição, porque ele sabe jogar de costas, tem velocidade, sabe se movimentar nas costas dos volantes adversários, jogar nas laterais do campo. Ele tem qualidade para finalizar. A gente conhece o jogador em treinamento, e conheço ele há muito tempo, desde que fomos campeões da Copa do Brasil e do Carioca pelo Flamengo – afirmou o treinador.

Apesar de elencar as qualidades de Juan, Ney Franco não se esquece de destacar um ponto que o jogador precisa melhorar: a autoconfiança. O técnico diz entender a insegurança que atinge o atleta em algumas ocasiões, mas reitera que autoconfiança é o elemento que falta para que Juan se torne uma sensação no futebol brasileiro como meia.

– Falei com ele, já tinha falado no clássico, que ele tem que acreditar no potencial, acreditar mais na fala do treinador do que em críticas, em alguns momentos. Hoje o jogador lê tudo. E ele tem que ter confiança para jogar. Neste domingo ele se posicionou bem, jogou muito bem nas costas do volante. Tem todo talento ali. A gente entende quando troca um jogador de posição. Tem um mercado todo que sabe que ele joga em uma posição. Nessa hora, tem uma dúvida quanto à troca de posição do jogador. Se o Juan acreditar, bater no peito e fizer o que fez contra o Conquista, ele tem o potencial de ser uma das grandes sensações no Brasileirão e na Copa do Brasil. Ele tem muita qualidade e teve papel importante no jogo. Nosso desempenho foi muito alto – finalizou.*Globo Esporte.