Em reunião realizada no gabinete da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, na manhã da última quinta-feira (28), o consultor Márcio José Morais Maia, junto ao Gestor de Comércio e Serviços da Região Metropolitana de Salvador, Fabrício Lacerda Barreto, ambos do SEBRAE, apresentaram ao prefeito Evandro Almeida um estudo que foi iniciado no município em 2013 e está resultando num “Diagnóstico do Varejo Vivo de São Francisco do Conde”.

O objetivo do trabalho foi identificar como funciona o comércio local, fazendo uma espécie de “radiografia do município”, considerando aspectos como: vias públicas, sanitários, limpeza, segurança, identificação e layout dos comerciantes, iluminação, atendimento, entre outros. A partir de então, serão propostas ações para o aquecimento do comércio, no que se refere ao varejo.

“Apesar da ampliação que houve no comércio de São Francisco do Conde nos últimos 05 anos, sobretudo com a implantação do Cartão do Servidor, muitos munícipes ainda consomem em Candeias e Santo Amaro, muitas vezes por causa dos preços ou da qualidade dos serviços. É essa realidade que estamos trabalhando para mudar e esse estudo nos ajudará na elaboração de um sistema estratégico para o comércio varejista”, afirmou durante a reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Costa e Silva.

Com o aval da gestão municipal, a equipe do SEBRAE dará continuidade ao trabalho e o próximo passo será a realização de oficinas para a elaboração do plano de desenvolvimento, que trabalharão os seguintes temas: O que fazer para melhorar as empresas? O que fazer para melhorar as vendas? E, quais são as necessidades de melhorias na infraestrutura e aspectos sócio, político e econômico da cidade?

Também estiveram presentes no encontro, o secretário municipal da Fazenda e Orçamento – Marivaldo do Amaral; da Gestão Administrativa – Renato Costa Rosa; e de Infraestrutura – José Roberto.