Unhas decorativas, atendimento ao cliente, rotinas de pessoal, legislação previdenciária, culinária baiana, excel, gestão de pequenos negócios em comércio e serviços, garçom e primeiros socorros. Esses são alguns dos 53 cursos de qualificação oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Bahia para o bimestre novembro/dezembro, com inscrições abertas hoje. Ao todo, são oferecidas 1,8 mil vagas para cursos gratuitos ou com custos que variam entre R$ 80 e R$ 500.

A gerente do Senac Bahia unidade Rua Chile – que será inaugurada amanhã com o nome de Centro de Educação Profissional Nelson Daiha -, Ana Rita Andrade, explica que as oportunidades estão distribuídas nas seis unidades do Senac em Salvador (Aquidabã, Pituba, Casa do Comércio, Pelourinho, Praça da Sé e Rua Chile). Já as áreas contempladas são: Beleza, Gestão, Tecnologia Educacional, Comércio, Moda, Informática, Saúde e Hospitalidade.

Ana Rita informa que há cursos de curta duração, com carga horária de 20 horas, a exemplo do de automaquiagem e de recrutamento e seleção, e outros mais longos, como é o caso do curso de cozinheiro, que incluiu uma programação com 800 horas de ensino.

“Normalmente, os mais concorridos são os de Beleza, como o de cabeleireiro e maquiagem; Hotelaria, com destaque para cozinheiro e chefe de cozinha; e Gastronomia, a exemplo de culinária regional”, destaca a dirigente.

Mas, calma! Se diante de tantas opções você ainda não sabe por qual qualificação optar, os dados do Banco de Oportunidades do Senac Bahia podem te dar uma ajuda sobre que profissionais são mais procurados pelo mercado.

Desempregada e sem experiência, Rafaela Silva Santos, 26 anos, não pensou duas vezes em turbinar o seu currículo. “Queria trabalhar como recepcionista, mas, sem experiência, a solução foi me qualificar. Foi aí que procurei o Senac e deu certo”.

A atitude de Rafaela foi certeira. Após passar três meses em sala de aula, aprendendo desde assuntos como ética até como acolher bem o cliente, ela largou o emprego de telemarketing e assumiu a função de recepcionista de uma fábrica de plástico, no município de Simões Filho. “Agora, meu próximo passo é um curso de inglês”, conta, animada.

Inscrições

Os interessados devem se dirigir à unidade do Senac onde o curso desejado será ministrado, de segunda a sábado, das 7h30 às 19h30. É necessário levar originais do RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.

A relação completa com todos os cursos está disponível no portal www.ba.senac.br. No endereço eletrônico, é possível consultar a data de realização dos cursos, os pré-requisitos necessários, o investimento e ainda os possíveis locais de trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3186-4000.

Último dia para se inscrever nos cursos do Senai-BA

Quem não se interessa pelas atividades relacionadas ao comércio, pode optar pelos cursos gratuitos de aprendizagem industrial de nível básico e técnico oferecidos pelo Senai-Bahia, cujas inscrições terminam hoje.

Ao todo, são 5.331 vagas, sendo 4.371 para nível básico e 960 para nível técnico. Construção Naval, Informática Industrial, Caldeiraria, Auxiliar de Rotinas Administrativas e Desenvolvedor de Web são alguns dos cursos ofertados. Os interessados, que devem ter entre 17 e 21 anos, podem se inscrever exclusivamente pela internet, nos sites: www.cursosgratuitossenai.

fieb.org.br ou www.unibrasilvestibulares.com.br. O limite máximo é de dez inscrições por vaga e não há taxa.

As provas serão aplicadas no dia 20 de outubro e serão compostas por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

*Correio.