Segundo nota da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o trabalho de implantação de uma rede de distribuição de água em Salvador deve ser concluído até o final desta segunda-feira (6). A falta de água na capital chegou ao sexto dia nesta segunda e atinge diversos bairros.

O problema começou quando na quarta-feira (1º) uma adutora foi danificada durante as obras do metrô de Salvador, na BR-324. Em nota, a Embasa informou que com a conclusão do serviço o abastecimento será retomado, "de forma gradativa, em cerca de 30% de Salvador". A empresa afirma que cerca de 270 técnicos e operários da CCR Metrô estão trabalhando na implantação da nova rede, que terá 400 metros de extensão e 1,2 metro de diâmetro.

A CCR Metrô também confirmou a conclusão do serviço para a noite desta segunda-feira e informou que "segue trabalhando, ininterruptamente, junto com a Embasa, para restabelecer, o mais rápido possível, o fornecimento de água".

Com o problema no abastecimento, moradores dos locais afetados recorrem a bicas, fontes e água de chuva. Pelo menos 90 localidades da capital baiana foram afetadas.

De acordo com a Embasa, foi ampliada a frota de carros-pipa de forma emergencial, com prioridade para hospitais, postos de saúde e comunidades em locais críticos. Na segunda-feira, a frota chegou a 35 veículos.