A denúncia feita no site Bahia no Ar, e no programa Acorda Bahia, apresentado por Roque Santos, em abril deste ano, sobre a polêmica envolvendo o nome da secretária de Infraestrutura de Candeias, Joselene Cardim surtiu efeito. O prefeito, Sargento Francisco exonerou a secretária nesta quarta-feira (20), a pedido, com data retroativa em 24 de abril, após a divulgação de que Joselene, que é engenheira civil, foi denunciada por ser titular de uma pasta em Candeias e servidora efetiva em Camaçari.

De acordo com o radialista Roque Santos, a irregularidade envolvendo a secretária está longe de ser um mal-entendido. Logo quando a bomba estourou, o assunto repercutiu nos dois municípios envolvidos – Candeias e Camaçari, e outra denúncia surgiu ao afirma que Joselene era nomeada como sub-secretária da Secretaria de Infraestrutura de Candeias, desde o ano passado.

Vale lembrar que em Camaçari, Joselene passou no concurso público e foi convocada pelo prefeito Ademar Delgado em 2012, para exercer a função de engenheira civil, estando lotada na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Desta forma, obrigatoriamente ela quanto servidora, deve cumprir a carga horária diária de seis horas na referida secretaria.

Já como titular da pasta em Candeias, Joselene foi nomeada em março do ano passado pelo prefeito Sargento Francisco para assumir a Secretaria de Infraestrutura do município. A pasta em questão, constitui-se em órgão da Administração Direta, de Execução Programática que tem a seu cargo a formulação e execução da política municipal de obras públicas e de serviços urbanos, sendo assim, o titular do cargo terá que ter tempo integral. Portanto é fácil explicar, que Josilene não está exercendo suas funções em Camaçari.

Quem assume a pasta agora é a engenheira civil, Ana Lúcia Oliveira Apenburg Rocha, com data retroativa em 27 de abril.

Com isso tudo, a pergunta que ficou no ar ainda não foi respondida: Há quanto tempo a engenheira estaria trabalhando ou deixando de trabalhar em suas respectivas atividades? Em qual das duas prefeituras a servidora está como funcionária fantasma?

Pelo menos a administração municipal de Candeias a exonerou, mas a de Camaçari não se pronunciou sobre o assunto.